nr10-eletrica

Entenda a NR10

NR10 – Segurança em instalações e Serviços em Eletricidade

Na NR10, o seu maior destaque foi a revisão de 2004 que integrou as normas da ABNT e caso as empresas e instalações não se adequem as normas as mesmas serão penalizadas.

Para os profissionais que atuam na área de elétrica, a NR10 já é bem conhecida, mas ainda existem profissionais que não tem a noção exata do que é e qual sua real importância.

Os que não são da área de eletricidade ainda possuem muitas dúvidas relacionadas a quem devem realizar o treinamento de NR10 e quando realizar.

A NR10 – que tem como título, SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, é uma norma imposta pelo Governo Federal que tem como objetivo de estabelecer regras e premissas para que todos os serviços que envolvam eletricidade sejam executados de tal modo a garantir a saúde e segurança dos que estejam envolvidos direta e indiretamente nestas atividades e serviços.

O treinamento de formação da NR10 – Módulo Básico, deve conter no mínimo 40 horas de treinamento, conforme ANEXO III e deve ser ministrado por engenheiro eletricista modalidade eletrotécnica ou técnico eletrotécnico.

Os profissionais da área de elétrica que trabalham com tensão abaixo de 1000 V em CA OU 1500 V em CC, devem obrigatoriamente realizar este curso para poder exercer as suas atividades.

O curso de NR10 módulo SEP também deve conter no mínimo de 40 horas e deve ser ministrado por engenheiro eletricista modalidade eletrotécnico ou técnico eletrotécnico. E é pré requisito ter o curso de NR10 módulo básico para fazer este curso.

O profissional da área de eletricidade deverá realizar o treinamento de reciclagem a cada 2 (dois) anos, ou em algumas das situações abaixo:

  •  Mudança de função (por exemplo: promoção)
  •  Mudança de empresa
  •  Reformas no sistema elétrico da empresa ou troca de métodos, processos ou organização do trabalho.

Para os profissionais que se envolvam diretamente nas atividades de instalação, manutenção e operação de maquinas e instalações elétricas, as mudanças proporcionadas pela NR10 vem com o objetivo de reduzir drástica e positivamente os índices de acidentes que envolvem eletricidade.