EPI – Equipamento de Proteção Individual

Os equipamentos de protecção individual, também conhecidos pela sigla EPI, são usados para minimizar a exposição a riscos no local de trabalho que causam lesões graves e doenças aos trabalhadores.

Estas lesões e doenças podem resultar do contato com produtos químicos, radiológicos, físicos, elétricos, mecânico, biológicos ou outros riscos no local de trabalho.

Podemos chamar de EPI`s as luvas de segurança, óculos de segurança, sapatos de segurança, protetores auriculares, capacetes, respiradores, macacões, coletes e trajes de corpo inteiro, entre outros.

Todos os equipamentos de proteção individual devem ser concebidos de forma segura, por isto que eles possuem um número de CA certificado de aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.7659e211d75812de8305d024a81be43f

Os EPI`s devem ser mantindos limpos e em bom estado de conservação, ou seja, não pode estar de maneira nenhuma danificado ou sujo.

O equipamento de proteção individual deve ser confortavel ao trabalhador, o que ajuda a incentivar o seu uso.

Se o EPI não se adequar corretamente ao trabalhador, o trabalhador poderá ficar exposto aos riscos do ambiente de trabalho onde ele labora.

Os equipamentos de proteção individual só devem ser usados em último caso, ou seja, primeiramente o empregador deverá eliminar o risco do local de trabalho, nao conseguindo ele deverá ir para a segunda alternativa que é utilizar os equipamentos de proteção coletiva e no caso das 2 (dois) alternativas anteriores não forem suficientes para minimizar os riscos aí sim que deveremos fornencer o EPI adequado para o trabalhador.

Os empregadores são obrigados a fornecer os EPI`s adequados ao trabalhador, como também são obrigados a treinar o trabalhador de como usar o EPI e de como mantê-lo.

O trabalhador também deverá saber quando é necessário utilizar um EPI, o tipo de EPI adequado para atividade e como colocá-lo e retirá-lo corretamente.

Um correto sistema de gestão de EPI`s é de suma importância para a empresa, pois será através deste programa de gestão que a empresa conseguirá se resguardar sobre processos trabalhistas.

Add your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *