Manutenção de Caldeiras e Vasos de Pressão - NR13

Manutenção de Caldeiras – Dicas de Segurança

A importância da inspeção de segurança e da manutenção de caldeiras

Conforme preconiza a NR13, caldeiras a vapor são equipamentos destinados aproduzir e acumular vapor sob pressão superior a atmosfera utilizando qualquer fonte de energia. Como fonte de energia podemos citar: GLP, gás natural, lenha, óleo BPF, óleo diesel, sebo, entre outras. Manter a manutenção de caldeiras em dia é imprescindível para prevenção de acidentes.

Como profissionais da área da engenharia precisamos garantir ou minimizar ao máximo a possibilidade de uma parada operacional deste equipamento, pois além de afetar a produção de uma indústria ou comércio poderá afetar também a integridade física do trabalhador. Isto sem falar sobre as consequências de uma explosão de caldeira.

Para que esta parada inesperada não aconteça é necessário aproveitarmos o tempo disponível e realizarmos uma boa manutenção preventiva. Mas antes o Profissional Habilitado (PH) deverá inspecionar a caldeira e após a liberação do equipamento pelo PH a manutenção deverá executar suas tarefas.

Uma boa inspeção de segurança inicia-se com a escolha de um bom PH e uma boa manutenção também se inicia com a escolha de bons profissionais.

Nas inspeções e manutenções de segurança que a SCL realiza, existem alguns itens que são obrigatórios para a SCL, mandatório perante a NR13 e que jamais poderão passar

desapercebidos durante uma inspeção e manutenção de caldeira, tais como:

1) inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;

2) Exame visual nos espelhos frontal e traseiro da

caldeira e caso necessário a utilização de END`s;

3) Limpeza dos eletrodos da garrafa de nível e do corpo da caldeira;

4) Verificar a fiação elétrica;

5) Verificar o sistema de alimentação de água;

6) Verificar a saída de vapor;

7) Calibrar e fazer manutenção nos dispositivos de segurança, tais como: válvula de segurança, manômetros, pressostatos, controladores de nível, indicadores de temperatura de gases da chaminé;

8) Realizar manutenção no quadro elétrico;

9) Analisar o estado de conservação da tubulação do lado água da caldeira juntamente com o responsável pelo tratamento da água.

10) Realizar o teste nos sistema de emergência. Entre outras atividades de suma importância para garantirmos a integridade da caldeira e consequentemente a integridade da população ao

redor da caldeira.

Para caldeiras categoria B, as inspeções de segurança devem ser realizadas dentro de um período de no máximo 12 meses.

E o PH tem como dever e obrigação dialogar com o operador da caldeira sobre como esta o funcionamento da caldeira, assim como, o médico tem como obrigação escutar o seu paciente.

Infelizmente a NR13 não determina o prazo para o operador realizar seu treinamento

de reciclagem, mas sugerimos realizar este treinamento a cada 12 meses.

A SCL oferece o serviço de Manutenção de Caldeiras e Inspeções em caldeiras. Dispomos de cursos para a sua equipe ficar sempre capacitada, treinamentos e reciclagem nas modalidades: Online e In Company.

Conheça nosso Curso Operadores de Caldeira