NR 13 – Vasos de Pressão – Amônia

A amônia é um produto químico constituído por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogênio. É designado na notação química como NH3.

O amoníaco é extremamente solúvel em água e é freqüentemente usado como uma solução aquosa chamada amoniaco. O amoníaco combina-se quimicamente com água para formar o hidróxido de amônio.

Amônia doméstica é uma solução de água diluída contendo 5 a 10% de amônia. Por outro lado, o amoníaco anidro é essencialmente puro (mais de 99%) de amoníaco.tanque-amonia-w-450x338

         “Anhydrous” é uma palavra grega que significa “sem água”; logo, amônia anidra significa amônia sem água.

O amoníaco anidro de grau refrigerante é um líquido ou gás transparente, incolor, isento de impurezas visíveis. É pelo menos 99,95% de amônia pura. A água não pode ter um teor superior a 33 partes por milhão (ppm) e o óleo não pode ter um teor superior a 2 ppm.

Preservar a pureza da amônia é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de refrigeração.

 A amônia é considerado um risco elevado para a saúde, porque é corrosivo para a pele, olhos e pulmões. A exposição a 300 ppm se torna imediatamente perigoso para a vida e a saúde do homem.

Amoníaco é inflamável em concentrações de aproximadamente 15% a 28% em volume no ar e quando misturado com óleos lubrificantes. Ele pode explodir se ficar em um ambiente fecchado, onde não tem ventilação, e com uma fonte de ignição presente, ou se um recipiente contendo amônia anidra é exposto ao fogo.

Felizmente, a amônia possue um limiar muito baixo de odor (20 ppm), de modo que é facilmente sentido pelas pessoas dando tempo para procurar um local seguro.

Para sistemas de refrigeração com amônia existem normas especificas que estaremos comentando em um próximo texto.

 

Add your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *