REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Se você seguir estas regras básicas, você estará dando um importante passo para a segurança do trabalho

  1. SEGURANÇA PRIORIDADE ZERO

Sempre defina segurança e saúde como prioridade ZERO. Informar aos colegas de trabalho da importância de retornar ‘inteiros” para casa. E que voce estará orientando os colegas a trabalhar com segurança e ajudará eles a se prevenirem de qualquer ato inseguro ou condição insegura.

  1. LIDERANÇA

Realizar inspeções de segurança pelas áreas prestando atenção nos funcionários que não estão utilizando EPI, procurando alguma condição insegura na fábrica ou simplesmente conversando com os trabalhadores tentando extrair deles a experiencia que eles possuem que poderao ser aplicados para evitar os acidentes do trabalho.

  1. INFORMAR OS ATOS INSEGUROS / CONDIÇÕES INSEGURAS

Desenvolver um sistema / metodologia para que os trabalhadores informem a chefia de forma bem simples, quaisquer lesões, doenças, incidentes / quase-acidentes, perigos ou insegurança e preocupações com a saúde, sem medo de retaliação por parte do empregador ou da chefia. Uma boa dica é não precisar se identificar no formulário.

  1. FORNECER TREINAMENTOS DE SEGURANÇA

Realizar treinamentos de segurança de formação e de reciclagem, como por exemplo: treinamento de CIPA, treinamento de uso correto de EPI, teinamento de segurança em trabalho com eletricidade, treinamento de movimentação de cargas, tais como: empilhadeira, ponte rolante, etc, treinamento para operadores de caldeira e vasos de pressão, treinamento para espaço confinado, treinamento para trabalho em altura, entre outros treinamentos.

  1. INSPEÇÕES DE SEGURANÇA

Inspecione o local de trabalho com os trabalhadores, conforme preconiza a NR5 – CIPA e pedir a eles para identificar qualquer atividade, peça de equipamento ou material que possa a vir causar acidente ou doença ocupacional.

  1. IMPLEMENTAR AS CORREÇÕES

Analisar as sugestões de melhoria propostas pelos trabalhadores e implementar as correções. O ideal que as melhores idéias sejam “premiadas”, pelo menos mensalmente.

  1. EM CASO DE EMERGENCIA

Identificar possíveis cenários de emergência e desenvolver instruções sobre o que fazer em cada caso. Reunir-se com os trabalhadores para discutir esses procedimentos e publicá-las de modo visível nos locais de trabalho.

  1. ALTERAÇAO DE LAY-OUT

Antes de fazer alterações significativas no local de trabalho, ou na organização do trabalho, equipamentos ou materiais, consultar os trabalhadores para identificar o potencial de segurança ou eventuais problemas de saúde podem ser causados.

  1. APERFEIÇOAMENTO

Separe um tempinho semanal para discutir as questões de segurança e saúde, com o objetivo de identificar formas de melhorar o programa.