Trabalho em Altura

 

A norma regulamentadora 35, NR35, fixa algumas regras para a realização de trabalho acima e / ou abaixo de 2 metros de altura, a partir do pé do trabalhador.
Todos os trabalhadores envolvidos com trabalhos acima de 2 metros de altura deve realizar o treinamento, como exemplo pode citar os colegas da construção civil, os colegas de manutenção e operação de industrias farmacêutica, química, alimentícia, metalúrgica, siderúrgica, usinas de açúcar e álcool, entre os tipos de indústria e prestadores de serviços.
O treinamento de NR-35 deverá ser ministrado por instrutores com comprovada habilidade em atividades em altura, com experiência prática comprovada e conhecimento capaz de ministrar os ensinamentos referentes aos tópicos abordados no treinamento, porém o treinamento deve estar sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.
A capacitação do trabalhador para a realização do trabalho em altura deve ser ministrado da seguinte forma:
Treinamento Inicial – Deverá ser realizado antes dos trabalhadores iniciarem suas atividades em altura;
Treinamento Periódico – Deverá ser realizado bienalmente, ou seja, a cada dois anos. O treinamento periódico deverá ter carga horária mínima de 8 (oito), conforme conteúdo programático definido pelo empregador;
Treinamento Eventual – Deverá ser realizado sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações abaixo:
a) Mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) Evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) Retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) Mudança de empresa.
O treinamento eventual deverá ter a carga horária e o conteúdo programático em atendimento a situação que o motivou.
Outro ponto importante é a realização da AR – Análise de Risco onde devemos analisar, através de um formulário personalizado para a necessidade de cada empresa, todos os ricos em que o trabalhador estará exposto com isto conseguimos minimizar a chance de um acidente e ou incidente.

Add your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *